13/04/11

HIPERACTIVIDADE e DÉFICE de ATENÇÃO

http://pt.scribd.com/doc/6429436/Revista-Diversidades-n-21"

EDUCAÇÃO Especial - DECLARAÇÃO de Lisboa / Setembro 2007

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B4FnZhGz3bj-ZTdiZDFhNGMtOTIxOS00Y2M2LTgwMzAtMmU4NGQyMGQ0OWFj&hl=pt_PT&authkey=CJOj55cO

I Encontro de Educação Inclusiva "Alunos com NEE nas Escolas Regulares: Práticas de Inclusão"

Organizado pelas docentes de Educação Especial do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, está marcado para dia 7 de Maio, no auditório da Escola Básica n.º 2 de Condeixa-a-Nova, o I Encontro de Educação Inclusiva "Alunos com NEE nas Escolas Regulares: Práticas de Inclusão".
A iniciativa tem como principais objectivos partilhar práticas de inclusão educativa, contribuir para a melhoria dessas práticas e perspectivar novas abordagens para a melhoria e qualidade das aprendizagens. As inscrições decorrem até dia 8 de Abril.

Multideficiência, Transição para a Vida Pós-Escolar e Currículos Funcionais são apenas algumas das expressões que podemos encontrar no programa deste Encontro, sugerindo temas no âmbito dos três objectivos enunciados, no sentido de contribuir para o debate da melhoria das condições de integração dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE).

Embora a participação seja gratuita, é necessário formalizar a inscrição, devido ao número limitado de lugares.

Para mais informações, aceder ao sítio da Direcção Regional de Educação do Centro.

2.º Simpósio sobre Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA)

Vai decorrer no dia 29 de Abril, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, o 2.º Simpósio sobre Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA) - Desafios Diagnósticos e Terapêuticos na PHDA Pré-Escolar e em Idade Escolar - Comorbilidades, organizado pela Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) em parceria com o Hospital Pediátrico de Coimbra. Estão abertas as inscrições para o Simpósio, que pretende ser um fórum de informação e discussão sobre esta importante patologia.

A PHDA foi inicialmente considerada um epifenómeno ou sintoma secundário a toda a patologia mental da criança e da família, disfunção familiar, social ou escolar.

A extensa investigação entretanto produzida nesta área demonstrou que a PHDA tem uma base genética e neurobiológica, sendo as alterações comportamentais características dos primeiros anos as manifestações mais precoces e visíveis duma disfunção muito mais abrangente que envolve importantes funções neurocognitivas como a atenção, a memória de trabalho, a linguagem, a função executiva e outras.

Para mais informações sobre este 2.º Simpósio, consultar o sítio da ANIP.

05/04/11

Conferência Parlamentar sobre Educação Especial

Decorreram até 31 de Março as inscrições para a Conferência sobre Educação Especial, que a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência vai realizar na Sala do Senado da Assembleia da República, no dia 5 de Abril, das 9h30 às 13h00. Este Evento pretende suscitar a reflexão e o debate sobre a temática da Educação Especial, bem como formular propostas de melhoria por parte das pessoas que trabalham nesta área.


Os contributos dos participantes permitem apresentar recomendações tendentes a solucionar eventuais deficiências nesta matéria. Estes contributos vão integrar um relatório que está a ser preparado pelo Grupo de Trabalho do Ensino Especial.

01/04/11

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e a Associação para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Leiria (APPDA-L) juntaram-se para comemorar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo que terá lugar no dia 2 Abril.
O autismo é uma perturbação complexa que se manifesta sob diversas formas. As crianças, jovens e adultos com autismo e, de facto, as pessoas com deficiência em geral, para além dos desafios diários que a sua condição impõe, também têm de lidar com as atitudes negativas da sociedade, apoio inadequado às suas necessidades e, em alguns casos, a discriminação.
O Dia Mundial da Consciencialização para o Autismo tem como objectivo que se compreenda melhor esta perturbação e se promova a adesão universal à Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Conjugando os trabalhos de investigação e os esforços de sensibilização, podemos oferecer protecção e apoio a todos as pessoas com deficiências como o autismo, para que se possam incluir plenamente numa sociedade inclusiva. (Secretário Geral das Nações Unidas – Comunicado de imprensa SG/SM/12815 de 29/03/2010)
A comemoração deste dia tem como objectivos:
·         Comemorar o dia Mundial da Consciencialização do Autismo
·         Distinguir as boas práticas na área desenvolvidas em Leiria
·         Sensibilizar a sociedade para referida problemática

Nesse sentido, a Câmara Municipal de Leiria , a Cruz Vermelha e os Agrupamentos de Escolas de Colmeias, Marrazes e José Saraiva associam-se a esta iniciativa. Que tem como missão dar voz às pessoas com autismo, às suas famílias e aos seus defensores para exigir uma maior consciencialização e compreensão desta perturbação.
Esta iniciativa contam com actividades de  animação de rua junto a Fonte Luminosa em Leiria (desenvolvidas pelos alunos do Curso de Educação Social da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria, que vão sensibilizar a comunidade através da apresentação de cartazes e distribuição de Folhetos) serão igualmente realizadas outras actividades que terão como objectivo alertar a comunidade para esta problemática.
No final do dia será efectuada uma Tertúlia  intitulada “ Histórias de vida” que terá como objectivo dar voz as famílias destas crianças/ jovens.

O que É o AUTISMO?


Para ver e reflectir acerca das nossas ideias sobre o AUTISMO.