O termo “Bullying” compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adoptadas por um ou mais indivíduos contra outro(s), causando dôr e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os actos repetidos entre elementos da mesma comunidade (colegas) e o desequilibro de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima. Em princípio, pode parecer uma simples brincadeira mas não deve ser visto desta forma. A agressão moral, verbal e até corporal sofrida pelos alunos, provocando sofrimento na vítima da “brincadeira”, esta pode entrar em depressão.
Os agressores são indivíduos que têm pouca empatia. Frequentemente, pertencem a famílias desestruturadas, nas quais não há relacionamentos afectivos entre os seus membros. Os pais exercem uma supervisão fraca sobre os seus filhos, toleram e oferecem modelos errados para solucionar conflitos ou comportamentos agressivos. Admite-se que os que praticam o “bullying“ têm grande probalidade de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais e/ou violentos, podendo mesmo a tornarem-se criminosos. Os autores do “bullying“ são os alunos que só praticam “bullying“, são os agressores.
O bullying tem motivado pesquisadores, educadores de todas as áreas a estudar as causas que motivam a banalização humana e a perda colectiva de alguns valores sociais e do significado da palavra respeito no relacionamento entre colegas. Palavra inglesa para definir a forma intencional de maltratar uma outra pessoa.Principais tipos de Bullying
- Físico (bater, pontapear, beliscar, ferir, empurrar, agredir)
- Verbal (apelidos, gozar, insultar)
- Moral (difamar, caluniar, discriminar, tiranizar)
- Sexual (abusar, assediar, insinuar, violar sexualmente)
- Psicológico (intimidar, ameaçar, perseguir, ignorar, aterrorizar, excluir, humilhar)
- Material (roubar, destruir pertences materiais e pessoais)
- Virtual (insultar, discriminar, difamar, humilhar, ofender por meio da Internet e telemóveis)
- Alvos de “bullying” - são os alunos que só sofrem “bullying”
- Alvos/autores de “bullying” - são os alunos que ora sofrem, ora praticam “bullying”
- Autores de “bullying” - são os alunos que só praticam “bullying”
- Testemunhas de “bullying” - são os alunos que não sofrem nem praticam “bullying”, mas têm conhecimento dos envolvidos e convivem num ambiente onde isso ocorre
Efeitos sobre os Alvos incluem
- Depressão reactiva, uma forma de depressão clínica causada por eventos exógenos
- Stress de desordem pós-traumática
- Torna-se também um agressor
- Ansiedade
- Problemas gástricos
- Dores não especificadas
- Perda de auto-estima
- Medo de expressões e emoções
- Problemas de relacionamento
- Abuso de drogas e álcool
- Auto-mutilação
- Suicídio (também conhecido como bullycídio)
Efeitos numa Escola incluem
- Níveis elevados de faltas escolares (absentismo)
- Alto nível de faltas disciplinares por males menores
- Desrespeito pelos professores
Como agir com uma vítima de BULLYING?
- Saiba que ele(a) está a precisar de ajuda
- Não tente ignorar a situação
- Procure manter a calma
- Mostre que a violência deve ser evitada
- Não o agrida, nem o intimide
- Mostre que sabe o que está a acontecer converse com ele
- Garanta a ele que o quer ajudar
- Tente identificar algum problema actual
- Com o consentimento dele tente entrar em contacto com a Escola
- Procurar auxiliá-lo a encontrar meios não agressivos
- Encoraje-o a pedir desculpa ao colega que agrediu
- Tente descobrir alguma coisa positiva em que ele se possa sair bem para elevar a sua auto-estima
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